Assista nossos Programas

domingo, 4 de março de 2012

SP lança vídeos educacionais sobre o corpo humano

Projeto Homem Virtual apresenta 26 vídeos produzidos para a internet com recurso de audiodescrição

Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Direitos das Pessoas com Deficiência, em parceria com Disciplina de Telemedicina da FMUSP e a Secretaria de Estado de Gestão Pública, o Projeto Homem Virtual no Acessa São Paulo será lançado hoje, dia 15 de fevereiro, às 11h, no posto do Parque da Juventude, em Santana. Trata-se de 26 vídeos produzidos especialmente para a internet sobre o funcionamento do corpo humano, acessíveis também às pessoas com deficiência visual, por conter audiodescrição.

O projeto consiste no desenvolvimento de imagens tridimensionais das estruturas do corpo humano com recursos da computação gráfica aliados a projetos de diversas áreas. Os vídeos serão disponibilizados nas categorias: Conhecimento Geral sobre o Corpo; Cuidados para os Jovens; Saúde nas Escolas; Sexualidade, Doenças Sexualmente Transmissíveis e Métodos Contraceptivos; Saúde da Pele e Locomoção e Cuidados com Pessoas com Deficiência.

O Homem Virtual tem o objetivo de democratizar o conhecimento, já que as imagens permitem uma compreensão rápida e objetiva de todo o corpo e dos procedimentos a ele relacionados: anatomia, fisiologia, fisiopatologia, atuação das drogas ilícitas, ação dos medicamentos, procedimentos de emergência, uso adequado de órteses e próteses ou mesmo cirurgias.

“Esta é uma excelente ferramenta educacional. Com conteúdo altamente qualificado, estes modernos recursos de aprendizagem poderão ser utilizados dentro de uma série de estratégias pedagógicas”, afirma Linamara Rizzo Battistella, secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Os vídeos serão disponibilizados nos postos do programa Acessa São Paulo e, posteriormente, também poderão ser acessados nos sites do Acessa São Paulo (www.acessasaopaulo.sp.gov.br) e da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br). Os vídeos do Homem Virtual são narrados com roteiros desenvolvidos pela equipe de Design de Comunicação Educacional da Disciplina de Telemedicina da FMUSP, para explicar de maneira bem simples o que as imagens mostram. Mais informações: www.projetohomemvirtual.org.br.

Curso online de O Brincar e o Aprender na Educação Infantil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui a sua opinião e converse com os nossos entrevistados!