Assista nossos Programas

terça-feira, 20 de março de 2012

FERTILIZAÇÃO ASSISTIDA

Instituto Sapientiae consolida ensino de Medicina Reprodutiva em São Paulo

A reprodução humana assistida vem despertando cada vez mais interesse da sociedade, tanto por parte de casais que estão enfrentando dificuldades para ter um filho, quanto por parte de médicos e estudantes de medicina que buscam especialização. Trata-se de um campo de atuação que ainda tem muito a ser explorado, já que vem aumentando o número de clínicas especializadas e de tratamentos disponíveis no serviço público de saúde. O Instituto Sapientiae, criado há 14 anos em São Paulo, se destaca nesse contexto por seu pioneirismo.

“O Sapientiae é uma entidade assistencial e educacional sem fins lucrativos e que atua em três frentes: ensino, formando profissionais na área de Medicina Reprodutiva; pesquisa, gerando inúmeros trabalhos científicos publicados em revistas de relevância nacional e internacional e apresentados em congressos; e assistencial, atendendo cerca de 500 casais ao ano, dos quais em torno de 90 são tratados gratuitamente”, diz Edson Borges, presidente do instituto.

Durante o Congresso Europeu de Reprodução Humana e Embriologia (ESHRE) realizado no ano passado em Estocolmo (Suécia), um dos trabalhos apresentados pelo Instituto Sapientiae ficou entre os dez melhores do ano – se destacando entre centenas de outros estudos realizados em várias partes do mundo. “Nos últimos cinco anos, apresentamos mais de 100 trabalhos científicos em congressos internacionais, especialmente o americano e o europeu. Por meio de parcerias com universidades paulistas para o desenvolvimento de projetos científicos, disponibilizamos novas tecnologias para que essas instituições desenvolvam pesquisas no Instituto”, diz Borges.

Além do curso de pós-graduação latu-sensu em Reprodução Humana Assistida, que é realizado em parceria com a Faculdade de Medicina de Jundiaí e é reconhecido pelo MEC, há um ano o Instituto Sapientiae criou o curso de pós-graduação latu-sensu de Enfermagem em Reprodução Humana Assistida. “Sentimos que havia uma grande carência de profissionais da área de enfermagem para atuar especificamente nos serviços de fertilização assistida e nos mobilizamos para suprir essa demanda de mercado. O grande interesse dos profissionais de enfermagem pelo curso tem nos surpreendido”, diz o especialista.

Em todos os cursos de longa e curta duração as aulas são ministradas por professores especialistas, mestres ou doutores titulados por importantes universidades brasileiras, como USP, Unicamp, Unifesp e Unesp, e também do exterior, como as universidades de Queensland (Austrália), Milão(Itália), e Montreal (Canadá).
Parceria inédita proporciona treinamento avançado em Cleveland (EUA)

Pela primeira vez, uma instituição brasileira sela acordo com um centro de excelência norte-americano para proporcionar, a alunos e ex-alunos do Instituto Sapientiae, um treinamento avançado nas mais diferentes técnicas de fertilização assistida. “A parceria com a Cleveland Clinic, de Ohio, é muito significativa para a especialidade, haja vista que serão quatro semanas de curso intensivo em setembro deste ano, com uma grade completa. Apenas dez candidatos serão selecionados mediante envio de documentação e entrevista. Trata-se de um grande salto de qualidade na formação dos médicos que forem selecionados e, principalmente, no atendimento aos casais que recorrem à fertilização assistida para ter filhos”, diz Edson Borges.

Fonte: Dr. Edson Borges Junior, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida e presidente do Instituto Sapientiae, em São Paulo www.sapientiae.org.br


Cursos Online na área de Ciências Biológicas e da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui a sua opinião e converse com os nossos entrevistados!