Assista nossos Programas

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Alunos utilizam conteúdos do Akatu em exercício de reflexão sobre o futuro do planeta daqui a 30 anos

Integrantes do programa de educomunicação“Jovem Comunica”, iniciativa do Núcleo de Comunicação Comunitária de São Miguel Paulista “São Miguel no Ar” – projeto da Fundação Tide Setubal –, realizaram através da “Rede Jovem Comunica” uma ação escolar com o objetivo de tratar em seus conteúdos o tema do consumo consciente.
O trabalho foi realizado em 2011 em seis escolas públicas da Zona Leste de São Paulo, nos bairros de Itaim Paulista e Cidade A.E. Carvalho. Durante seis meses os alunos trabalharam, por meio de práticas de educomunicação, o tema do consumo consciente usando diferentes enfoques, como a identidade pessoal na época da globalização, o corpo como protagonista do consumo consciente, o uso das redes sociais e a recepção de suas mensagens, cidadania, símbolos e signos da cidade e do espaço de moradia, e consciência política.

Andrelissa Teressa Ruiz, educadora responsável pelo projeto, conta que a ideia de trabalhar com o tema partiu da observação do comportamento dos jovens. “Eles estão dando muita importância para o consumo, principalmente por conta da influência das redes sociais”, ressalta a educadora, reforçando que o projeto tem por objetivo alertar também sobre o uso consciente e qualificado das redes, bem como para o consumo exagerado de bens e serviços nos dias de hoje e para a finitude dos recursos naturais demandados na produção de todos esses itens consumidos.

Na última fase do projeto, por meio da atividade “Museu do Futuro” (foto), os jovens refletiram a partir de fotos trazidas pelos educadores sobre as condições de vida existentes há 30 anos e foram provocados a imaginar como serão os próximos 30 anos. 
Utilizando o vídeo do Akatu De onde vem para onde vai? O Petróleo” como material de apoio, os alunos produziram textos que foram selecionados e publicados no caderno “Mundo Jovem Comunica”, parte integrante do jornal comunitário “A Voz do Lapenna”, também uma publicação do Núcleo de Comunicação Comunitária “São Miguel no Ar”.




“Utilizamos o vídeo pois o petróleo está presente em muitos materiais que os jovens utilizam”, ilustra Ruiz. Para a educadora, os questionamentos e a discussão sobre o tema do consumo consciente surgiram de forma espontânea nos alunos, que conversaram uns com os outros a respeito do tema. “Funcionou bem e foi muito positivo, nós percebemos a mudança nas falas e no comportamento dos jovens. Até os mais novos compreenderam a mensagem do vídeo”, relata. O projeto “Jovem Comunica” tem a coordenação de José Luiz Adeve.

Confira os vídeos sobre consumo consciente produzido pelas escolas na ação:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui a sua opinião e converse com os nossos entrevistados!