Assista nossos Programas

quinta-feira, 20 de junho de 2013

DUO VIBRAPIANO APRESENTA-SE NO SESI A. E. CARVALHO

Duo de piano e vibrafone apresenta no dia 21 de junho, sexta, espetáculo em que traz ao público obras de compositores consagrados e músicas de sua própria autoria. A entrada é gratuita.

Foto: Divulgação
 O Duo VibraPiano apresenta-se no Teatro do SESI A. E. Carvalho com o espetáculo Vibrações Sonoras, no dia 21 de junho, sexta, às 20h. Formado por Richard Octaviano Kogima no piano e Carlos dos Santos no vibrafone, o duo traz ao público obras de compositores consagrados como José Antônio de Almeida Prado (1943-2010) e Edmundo Villani-Côrtes (1930), além de obras autorais. A entrada é gratuita.

O grupo interpreta obras de importantes compositores escritas para a incomum formação de piano e vibrafone, pouco conhecidas no Brasil. Além disso, os dois músicos desenvolvem também um trabalho voltado para a improvisação em formas eruditas, evocando um procedimento comum no meio musical até meados do século 20. Dessa forma, o Duo VibraPiano busca promover obras de compositores brasileiros e explorar a linguagem contemporânea e sua relação com formas tradicionais e livres.

O duo surgiu em 2009, no primeiro Concurso Jovens Solistas do Departamento de Música da Universidade de São Paulo – USP, no qual Carlos dos Santos recebeu o primeiro lugar e Richard Octaviano Kogima, o prêmio de melhor pianista colaborador.  Em 2010, foi ganhador do 18º Prêmio Nascente de Música Erudita.

Os dois músicos, individualmente, também possuem uma vasta lista de premiações. Richard Octaviano Kogima foi primeiro lugar no III Concurso Maria Teresa Madeira (2004), no Andrews International Piano Competition (2012) e no Concurso ACARTE, segundo lugar no Concurso Latino Americano de piano de Florianópolis 2010 e Liptak Contemporary Piece Award no XIV Chautauqua International Competition (2009). Carlos dos Santos é laureado no Prêmio de Música Clássica da Funarte nas edições 2010 e 2012, além de ter conquistado primeiro lugar no IV Festival Tinta Fresca da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e no II Concurso de Composição do Departamento de Música da USP.

Ficha Técnica
Piano: Richard Octaviano Kogima
Vibrafone: Carlos dos Santos

Repertório:

J. A. Almeida Prado
Sonata Para Vibrafone e Piano

Escobar
Prelúdio

Pereira
Experimentação No. 1

C. dos Santos e R. Kogima
Suíte Improvisada
I. Prelúdio
II. Marcha
III. Cururu
IV. Pastoral
V. Tocatta

C. dos Santos e R. Kogima
”Trenzinho Urbano”

E. Villani-Côrtes
Concerto para Vibrafone e Orquestra
I. Desafio
II. Intermezzo
III. Tocatta

SERVIÇO
SESI Música Erudita – Duo VibraPiano
Local: Teatro do SESI A. E. Carvalho
Rua Deodato Saraiva da Silva, 110, Pq. das Paineiras.
Data e horário: 21 de junho, sexta, às 20h.
Duração: 50 min
Capacidade: 125 lugares
Classificação indicativa: livre
Gênero: música erudita
Informações: (11) 2026-6021
Entrada gratuita – os ingressos serão distribuídos 1 hora antes do início da apresentação..

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui a sua opinião e converse com os nossos entrevistados!