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sábado, 21 de julho de 2012

XIII Prêmio Arte na Escola Cidadã premia professores de arte de todo o Brasil



Inscrições para a premiação se encerram no próximo dia 31 de julho – Plantão de atendimento esclarece dúvidas neste fim de semana

São Paulo, 20 de julho de 2012 - O Instituto Arte na Escola e o Serviço Social da Indústria (Sesi) realizam em 2012 a XIII edição do Prêmio Arte na Escola Cidadã. As inscrições vão até o próximo dia 31 de julho e devem ser feitas pela internet no endereço: www.artenaescola.org.br/premio. O prêmio tem como objetivo revelar e reconhecer projetos criados e desenvolvidos por professores de arte do ensino básico de todo o País nos anos de 2010 e/ou 2011 em escolas de ensino regular, públicas ou particulares, em uma das quatro linguagens artísticas: Artes Visuais, Dança, Música e Teatro.

Plantão de atendimento - Neste fim de semana, 21 e 22 de julho, uma equipe do Instituto Arte na Escola estará à disposição dos professores das 10h às 17h para esclarecer todas as dúvidas sobre como inscrever os trabalhos na premiação. Os interessados em participar do concurso poderão entrar em contato das seguintes formas:

Telefone: (11) 3103-8062 | (11) 3103-8065
Rede Social: http://www.facebook.com/instituto.artenaescola
E-mail: premio@artenaescola.org.br | premio13@artenaescola.org.br
Fórum: http://www.artenaescola.org.br/forum/

Premiação – Os professores premiados irão receber R$ 10 mil, a oportunidade de participar da cerimônia de entrega dos prêmios, além de publicações, certificado de participação e um troféu. Além dos docentes, as escolas nas quais os projetos premiados foram desenvolvidos receberão, entre outros prêmios, a doação de um computador, uma câmera fotográfica digital, uma câmera filmadora digital. Os vencedores ainda terão seus projetos educativos registrados em documentários produzidos pelo Instituto Arte na Escola.

Os projetos finalistas serão analisados por uma comissão nacional formada por um especialista em educação e por representantes de cada uma das linguagens da arte. Serão cinco categorias analisadas:

Educação Infantil
Ensino Fundamental 1 (1º ao 5º ano)
Ensino Fundamental 2 (6º ao 9º ano)
Ensino Médio (1º, 2º e 3º ano)
Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Em 2011, foram inscritos 614 projetos vindos de todos os estados brasileiros. Os projetos vencedores foram desenvolvidos por professores do Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Rio de Janeiro (clique aquipara ver os vencedores de 2011).

Sobre a importância do ensino de arte nas escolas - Pesquisas realizadas nos Estados Unidos revelam que a arte na escola desenvolve múltiplas competências e habilidades nos alunos. Raciocínio lógico, científico, leitura visual, musical, corporal, intuição, percepção, reflexão sobre questões sociais e pessoais são algumas delas. A arte também melhora o aprendizado da língua, da matemática, das ciências naturais e humanas e ainda evita a evasão escolar.
Sobre o Instituto Arte na Escola – O Instituto Arte na Escola, que tem a Fundação Iochpe como principal mantenedora, é uma organização social que incentiva e qualifica o ensino da arte, por meio da formação continuada de professores da Educação Básica em todo o Brasil. As ações de formação são oferecidas pelos 46 Polos localizados em universidades e instituições de ensino conveniadas em 22 Estados formando a Rede Arte na Escola.

Sobre a Fundação Iochpe – Criada em 1989 pela Iochpe-Maxion S/A, grupo empresarial com atuação nos setores de autopeças e equipamentos ferroviários, a Fundação desenvolve programas nas áreas de Educação, Cultura e bem-estar social em parcerias com entidades públicas e privadas. Mantendo a educação de crianças e adolescentes como prioridade, a Fundação Iochpe apoia projetos educacionais, ações de investimento social e atividades culturais que beneficiam mais de 120 mil pessoas em todo o país. Os programas educacionais da Fundação têm como objetivo promover o desenvolvimento integral de crianças e jovens, capacitando-os a exercer uma profissão, ampliando suas habilidades de expressão e comunicação, estimulando sua criatividade e reforçando, assim, sua formação como cidadãos.

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