Assista nossos Programas

segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Sebrae participa do lançamento do Projeto Transformar em Minas Gerais

Iniciativa feita em parceria com a CACB, tem como objetivo contribuir com o fortalecimento do empreendedorismo 

freepik.com




A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais (Federaminas) lançaram nesta quarta-feira (26), com o apoio do Sebrae, o Projeto Transformar para todas as associações comerciais do estado. O objetivo da inciativa é preparar lideranças empresariais para atuarem em projetos de desenvolvimento local, abordando diversos temas, como mecanismos sociais de controle externo da administração pública, estratégias e mecanismos de estímulo à atividade empreendedora, formação e acolhimento de novas lideranças, entre outros.

O evento de lançamento, feito de modo virtual, contou com as presenças do presidente do Sebrae, Carlos Melles; do presidente da CACB, George Pinheiro; do presidente da Federaminas, Valmir Rodrigues; do diretor técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick e do diretor-superintendente do Sebrae MG, Afonso Rocha, além de representantes de associações comerciais de diferentes municípios mineiros.

O Transformar é um projeto Nacional e teve início a partir de uma iniciativa-piloto, na região mineira do Médio Piracicaba, no último mês de maio, e agora será difundido nas demais regiões do estado de Minas. Para o presidente do Sebrae, o projeto chega em um momento oportuno em que o país busca saídas para a crise provocada pela pandemia do coronavírus. “Os pequenos negócios já respondem por aproximadamente 30% do PIB do país. Nossa meta é fortalecer o empreendedorismo para que essa participação cresça nos próximos anos. Com isso nós conseguiremos gerar os empregos e o desenvolvimento que o país tanto precisa para atravessar esse momento”, comentou Carlos Melles.

Por meio do projeto Transformar, serão capacitados os líderes e gestores das associações comerciais, com foco no desenvolvimento local e regional. Serão feitas capacitações por meio do Ensino à Distância (EaD), a partir de encontros virtuais com 90 minutos de duração. Durante o projeto, os participantes serão convidados a refletir sobre as boas práticas locais e como aperfeiçoa-las e amplia-las. As capacitações culminam sempre com a apresentação de um projeto de desenvolvimento, de natureza regional ou coletiva. Segundo os organizadores da iniciativa, o Transformar também vai contribuir para um debate em torno do papel dos futuros prefeitos no desenvolvimento do empreendedorismo, com a apresentação de um elenco de propostas aos candidatos das próximas eleições municipais.

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui a sua opinião e converse com os nossos entrevistados!