Assista nossos Programas

quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Infectologista da Unicid alerta sobre a importância da vacinação contra o sarampo




Dr. Alexandre Piva Sobrinho diz que assim como a Covid-19, sarampo é uma doença altamente contagiosa e faz do Brasil o terceiro país com o maior número de casos no mundo, atrás apenas das Filipinas e da Ucrânia

Ministério da Saúde realiza até o dia 31 de agosto, a 4ª etapa da Campanha de Vacinação Contra o Sarampo, que tem como público-prioritário, pessoas de 20 a 49 anos

São Paulo, 13 de agosto de 2020 – O infectologista Dr. Alexandre Piva Sobrinho, docente do curso de Medicina da Universidade Cidade de S. Paulo (Unicid), instituição que integra a Cruzeiro do Sul Educacional, alerta sobre a importância da vacinação contra o sarampo, doença infecciosa aguda, causada por um vírus, que pode resultar em complicações de saúde e, em casos mais graves, levar à morte.

A doença que estava erradicada no Brasil até 2016, teve uma crescente nos últimos anos, principalmente a partir de 2018, e faz o País ocupar atualmente o terceiro lugar em número de casos confirmados no mundo, atrás apenas das Filipinas e da Ucrânia. Em 2019, o Brasil teve mais de 18 mil casos confirmados em 516 municípios e em 23 estados da Federação. Apenas em São Paulo, o número de casos confirmados no mesmo período foi de 16 mil.

“Esse aumento significativo do sarampo se dá por muitos motivos, sobretudo devido à falta de cobertura vacinal no território nacional aliado à uma alta transmissibilidade da doença, principalmente em crianças menores de cinco anos. Assim como a Covid-19, o sarampo precisa de atenção. Atualmente, o baixo índice de vacinação é explicado, em parte, pelo medo de as pessoas, saírem às ruas por conta do novo coronavírus. É importante se prevenir contra o sarampo, haja vista que ele também traz prejuízos à saúde”, avalia Piva.

O especialista e docente da Unicid, aponta que os principais sintomas do sarampo são: febre alta, acima de 38,5º, cefaleia, manchas avermelhadas pelo corpo, que geralmente começam pelo rosto e atrás das orelhas, além de tosse, coriza e conjuntivite, inflamação das mucosas do trato respiratório, erupção maculopapular generalizada e descamação. Dr. Piva lembra ainda, que a única forma de prevenção é a vacina disponível no Sistema Único de Saúde (SUS).

“O sarampo é uma das três doenças transmitidas via aerógena, juntamente de varicela e tuberculose. Uma pessoa pode transmitir para até 15 pessoas e isso se dá a partir da tosse, espirro, contato próximo ou direto com secreções de pessoas infectadas. É uma doença infecciosa, febril, viral e pode ser muito grave”, alerta o infectologista.

A vacina contra o sarampo é aplicada com 12 meses de idade, a chamada tríplice viral, que previne contra o sarampo, a caxumba e a rubéola. Com 15 meses, há a vacina tetraviral, que além das três já citadas, inclui-se a varicela. Para adultos até 29 anos, são necessárias duas doses da tríplice viral, com intervalo de um mês entre uma e outra. Para adultos acima de 29 anos, uma dose dessa vacina já é o suficiente.

CAMPANHA DE VACINAÇÃO ATÉ 31 DE AGOSTO

Piva indica ainda, que o Ministério da Saúde estendeu para até o dia 31 de agosto, a quarta etapa da Campanha de Vacinação contra o Sarampo, que tem como público-prioritário, pessoas de 20 a 49 anos.

De acordo com o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, do início de 2020 até o final de junho, foram confirmados 5 642 casos no Brasil. O país vive um surto de sarampo nas cinco regiões, sendo que há circulação ativa do vírus em 11 estados. Nesse período, foram registrados óbitos pela doença: no Pará, no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Até o momento, apenas 4,2% do público-alvo foi vacinado. A vacina contra o sarampo está disponível nos 43 mil postos de saúde em todo o País.

Dr. Alexandre Piva Sobrinho: Médico Infectologista. Professor do Curso de Medicina da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid). Médico do Complexo Hospitalar Padre Bento e Hospital Bom Clima, ambos em Guarulhos (SP).

Saiba mais sobre o curso de Medicina Unicid

SERVIÇO

Ministério da Saúde: 4ª Etapa da Vacinação Contra o Sarampo – dos 20 aos 49 anos
Disponível nos postos de saúde de todo o Brasil até o dia 31 de agosto de 2020



Sobre a Unicid - Fundada em 1972, a Universidade Cidade de São Paulo – Unicid é referência na formação de profissionais da área da saúde, com cursos tradicionais e pioneiros na região como Fisioterapia, Odontologia, Enfermagem e Medicina. Além disso, reúne cursos respeitados em diversas áreas do conhecimento e possui mais de 70 mil alunos na graduação, pós-graduação lato e stricto sensu, presenciais e a distância, cursos de extensão e programas de parcerias no Brasil e no exterior. Integra o grupo Cruzeiro do Sul Educacional, um dos mais representativos do País, que reúne instituições academicamente relevantes e marcas reconhecidas em seus respectivos mercados, como Universidade Cruzeiro do Sul e Universidade Cidade de São Paulo – Unicid (São Paulo/SP), Universidade de Franca - Unifran (Franca/SP), Centro Universitário do Distrito Federal - UDF (Brasília/DF, Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio - Ceunsp (Itu e Salto/SP), Faculdade São Sebastião – FASS (São Sebastião/SP), Centro Universitário Módulo (Caraguatatuba/SP), Faculdade Cesuca (Cachoeirinha/RS), Centro Universitário da Serra Gaúcha - FSG (Bento Gonçalves e Caxias do Sul/RS), Centro Universitário de João Pessoa – Unipê (João Pessoa/PB), Centro Universitário Braz Cubas (Mogi das Cruzes/SP) e Universidade Positivo (Curitiba e Londrina /PR), além de colégios de educação básica e ensino técnico. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui a sua opinião e converse com os nossos entrevistados!