Assista nossos Programas

terça-feira, 22 de setembro de 2015

UFSCar oferece avaliação e tratamento para habilidades motoras manuais de crianças com Síndrome de Down



Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Neuropediatria e Motricidade avalia a força e destreza dos participantes com idades entre 5 e 10 anos



O Núcleo de Estudos em Neuropediatria e Motricidade (NENEM) do Departamento de Fisioterapia (DFisio) da UFSCar oferece avaliação da destreza e controle manual de crianças com Síndrome de Down, com idades entre 5 e 10 anos. A avaliação faz parte da pesquisa realizada pela aluna de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia (PPGFt) da UFSCar Cristina Camargo, sob orientação da professora Eloisa Tudella, do DFisio da Universidade.
A avaliação pode ser realizada no domicilio ou na instituição ou escola onde a criança frequenta, com duração total de 50 minutos. Após o exame, será realizado um programa de intervenção e tratamento, com duração de nove semanas e três sessões semanais. “As intervenções são brincadeiras direcionadas para a prática das habilidades manuais da crianças, envolvendo todos os aspectos avaliados nesta pesquisa”, salienta a pesquisadora.
Cristina explica que a avaliação e a intervenção podem contribuir para a compreensão e aprimoramento do controle de força e destreza dos participantes. “Espera-se que após o tratamento as crianças que participaram de pelo menos 80% das intervenções tenham uma melhora de todas as habilidades avaliadas no estudo, melhorando assim seu desempenho e participação social”, afirma.
Para o desenvolvimento da tese de Cristina serão analisadas a força de preensão, destreza manual e sensibilidade tátil e a estrutura das mãos das crianças. “Espera-se com esse estudo ampliar o conhecimento científico sobre as crianças com Síndrome de Down, fortalecer a inclusão delas na sociedade, e compartilhar o conhecimento com os demais profissionais envolvidos visando uma qualidade no tratamento/intervenção”, destaca a doutoranda.
Interessados em participar da avaliação e tratamento podem entrar em contato com Cristina pelo telefone (16) 98148-3538.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui a sua opinião e converse com os nossos entrevistados!